Energisa recebe mais de 20 mil visitantes na Agrotins

16/05/2019 16h31 - Atualizado em 16/05/2019 16h34
Foto: Divulgação

A participação da Energisa na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) foi um sucesso. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo espaço que a distribuidora preparou para receber seus clientes em uma experiência única. Recebidos pela a cia de teatro Art Palco e as histórias da ‘Família de Energia’, o público aprendeu sobre segurança com a rede de energia, eficiência energética e viu de perto experimentos com energia elétrica, estática e sobre energia mecânica e geração de energia eólica e solar.

As atrações chamaram a atenção de estudantes e instituições de ensino, por promover conhecimento e educação, com experimentos com eletricidade como a chispa ascendente, bicicleta geradora, pilha humana, mini usina de geração de energia eólica, energia solar fotovoltaica, condutores e isolantes, e o gerador de Van der Graaf.

André Rincon, diretor de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e professor na instituição que levou algumas caravanas de estudantes para a feira, destacou que foi uma oportunidade de integração e de conhecer pessoalmente a aplicação dessas tecnologias. “O estande da Energisa foi muito interessante pois reuniu experimentos que falam do que nós acreditamos ser um potencial para o futuro, que é você aprender e dominar eletricidade e eletrônica. Essa experiência é fundamental para os nossos alunos, ter o contato e ver as aplicações dessas tecnologias. Quanto mais eles puderem conhecer, se informar e interagir com grandes empresas como é o caso da Energisa, melhor será para o futuro deles.”

Junto com os experimentos, a cia de teatro Art Palco e o mascote da Energisa, Zé Luz, usaram o bom humor para falar de um assunto muito sério: segurança com energia elétrica. “Eles são muito engraçados e foi fácil aprender a mensagem do teatro. Não podemos colocar fogo próximo às redes de energia, temos que evitar colocar fogo no lixo e pastos, pois pode virar um incêndio e isso é crime, além de fazer mal para a saúde de todos nós”, concluiu Mariana Santos Viana, estudante de Esperantina, Norte do Estado.

O caminhão do Nossa Energia, projeto que faz parte do Programa Energia Eficiente, do Grupo Energisa, e Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estacionou ao lado do estande, com atividades lúdicas e palestras para conscientizar a população sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e sobre o procedimento de leitura do medidor. “A Energisa inova ao compartilhar com a sociedade tecnologias e conceitos de economia de energia alinhados às boas práticas ambientais, com foco na preservação dos recursos naturais. Estamos plantando uma semente para o futuro, pois os visitantes da feira levam conhecimento e podem se tornar bons exemplos, adotando o uso eficiente de energia na sua casa, trabalho ou escola”, pontua Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética da Energisa.

Outra presença importante foi a do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (CEETO), que é parceiro da Energisa no evento, e está junto com a distribuidora levando entendimento para a população sobre o setor elétrico. “Fazemos um balanço muito positivo de ter estar mais um ano na Agrotins com a Energisa. É uma oportunidade de levarmos informação e estarmos mais próximos dos consumidores aos quais representamos. O estande está cada vez mais atrativo, o que trouxe um público maior e que favorece a conscientização de todos sobre o uso de energia”, avalia Rudney Fonseca, presidente do CEETO.

Alankardek Moreira, diretor de relações institucionais da Energisa, disse que a presença da distribuidora no evento reforça o compromisso da empresa com os seus clientes e com o desenvolvimento Tocantins. “A Agrotins é o maior evento do Estado e a Energisa não poderia ficar de fora, pois a energia é fundamental para suporte da força produtiva e crescimento da economia. Também temos um papel importante na educação para esse consumo, que se traduz em ações de conscientização sobre economia e segurança no uso de energia elétrica. E foi isso que vimos no estande, uma total integração da população com o espaço e as atrações que levamos para a feira.”

Veja Também