Palmas - TO terça, 26 de março de 2019

Projeto de Lei visa priorizar atendimentos para diabéticos

Saúde

10/01/2019 14h59 - Atualizado em 10/01/2019 15h08
Foto – Divulgação
Vereador Diogo Fernandes

Um Projeto de Lei do vereador Diogo Fernandes tem como objetivo priorizar o atendimento para portadores de diabetes no município de Palmas.

No Projeto de Lei  é enfatizado que os hospitais, clinicas particulares e filantrópicas, os centros de saúde, as unidades de pronto atendimento, as Unidades Básicas de Saúde, os laboratórios e os serviços privados de análise clínica, a partir da vigência da lei, estarão obrigados a oferecer atendimento diferenciado aos portadores de diabetes, no tocante aos horários de exames que venham a ser feitos em caráter de jejum total, dando-lhes prioridade no atendimento.

A prova da condição exigida para a prioridade sendo apresentada obrigará o responsável pelo serviço de coleta cumprir o atendimento, sendo que a desobediência acarretará sanções previstas na Lei.

O vereador diz que é muito comum observar pacientes, principalmente crianças e idosos em jejum já na metade da manhã sem fazer os exames por não terem essa prioridade.

"A necessidade do jejum, caso demore a realização, provoca fraqueza nesses pacientes podendo ocasionar até desmaios", destacou Fernandes

Para a ele, a Lei trará inúmeros benefícios aos diabéticos, principalmente, no bem estar e qualidade de vida, pois, um exame em jejum feito com rapidez amenizará o sofrimento os portadores de u

Veja Também