Palmas - TO quinta, 20 de setembro de 2018

CSC da Arno 41 realiza ação para vacinar adolescentes contra o HPV

Em Palmas

14/09/2018 12h34 - Atualizado em 14/09/2018 12h40
Foto: divulgação

O Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arno 41 realiza neste sábado, 15, das 9 às 13 horas, uma Ação contra o HPV para vacinar meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além disso, serão entregues os resultados de exames de Prevenção de Câncer de Colo do Útero (PCCU) que tiveram alterações e ainda haverá coleta de novos exames preventivos.

De acordo com a coordenadora da unidade, Janaína Paredes, durante a semana, os agentes comunitários de Saúde fizeram uma mobilização junto aos moradores e folders foram distribuídos na recepção da unidade. “Esperamos vacinar entre 40 a 45 adolescentes contra o HPV e os médicos estarão aqui para fazer avaliação médica junto às pacientes que tiveram alterações em seus exames preventivos. E claro, as mulheres da região que ainda não fizeram o exame preventivo podem vir aqui para fazermos essa coleta”, explica a coordenadora.

Saiba mais

O HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A vacinação é recomendada para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

O exame de Prevenção de Câncer do Colo do Útero (PCCU), também conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico que serve para detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer. O exame deve ser realizado uma vez por ano em mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. 

Veja Também