Palmas - TO terça, 17 de julho de 2018

Governo leva CAR a mais quatro municípios do Tocantins

No Estado

11/07/2018 17h12 - Atualizado em 11/07/2018 17h23
Foto: Fernandos Alves/Governo do Tocantins

Trabalho objetiva promover gratuitamente a adesão ao CAR pelos possuidores de áreas rurais de até 320 hectares

Em cumprimento a agenda semanal do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é realizado por todo Estado, a equipe de trabalho estará atendendo os municípios de Recursolândia, Centenário, Formoso do Araguaia e Cariri do Tocantins, a partir desta quarta-feira,11, finalizando o atendimento na sexta-feira, 13.

Os plantões ocorrerão na Secretaria do Meio Ambiente de Recursolândia, Câmara Municipal de Centenário, Centro Cultural de Formoso do Araguaia, e Ruraltins da cidade de Cariri do Tocantins.

O Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), trabalha para promover gratuitamente a adesão ao CAR pelos possuidores de áreas rurais de até 320 hectares. O cadastro é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais que, ao regularizarem a propriedade, garantirão a possibilidade de linha de crédito, instalação de energia elétrica, entre outros benefícios. Lembrando que ao não efetuarem a adesão, implicará na impossibilidade de acesso ao financiamento rural, solicitação de licença ambiental e de fazer qualquer negociação com o imóvel rural.

Os proprietários deverão comparecer aos postos de atendimento, munidos dos seguintes comprovantes: documentos pessoais (RG, CPF, ou CNH); comprovação de propriedade ou posse; memorial descritivo e mapa da terra; além das coordenadas geográficas da propriedade.

O plantão tem inicio às 8 e segue até às 18 horas e a ação contará com equipe itinerante para visita em propriedades da região.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos no Estado foram gerados cerca de 64.720 cadastros, alcançando o índice de 74,11% de área concluída até o momento.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico de propriedades e posses rurais instituído pela Lei 12.651/12 com o objetivo de promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

Veja Também