Palmas - TO terça, 17 de julho de 2018

Especialista orienta sobre os cuidados com a saúde durante o período de seca

Saúde

11/07/2018 13h49 - Atualizado em 11/07/2018 14h22
Foto: Luciana Pires
Altas temperaturas em Palmas exigem cuidados com a saúde

No período de tempo mais seco, com altas temperaturas durante o dia e baixa umidade do ar, se torna mais comum os incômodos com irritação na garganta, no nariz e nos olhos. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros. Em tempos assim, é preciso redobrar os cuidados para evitar esses problemas mais sérios com a saúde.

A médica pediatra e especialista em Saúde da Família e Comunidade Gecilda Cavalcante explica algumas atitudes em prol da saúde. A especialista lembra que o clima seco favorece a manutenção dos poluentes no ar, o que potencializa os danos à saúde. As vias aéreas são uma das partes do nosso corpo mais sensíveis a essas variações climáticas, observa a médica. “O ar tem que chegar ao pulmão a uma temperatura de 36ºC, com umidade de 60%. Em dias secos, o nariz tem que trabalhar muito para garantir que o ar fique nessas condições”, orienta.

A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. A médica frisa que o ideal é escolher as soluções fisiológicas, que tem a mesma concentração dos líquidos corporais, e não apenas usar água pura ou soro caseiro.

Previsão

A Defesa Civil Municipal de Palmas alerta para baixa umidade do ar em toda cidade nos próximos meses e a previsão para esta quarta-feira, 11, é máxima de 53% e mínima de 33%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal da umidade relativa do ar deve ser acima dos 60%. “Se estiver muito ruim, o ideal é postergar para outro dia. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco”, diz Gecilda.

A previsão para Palmas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para os próximos dias é de temperatura mínima oscilando entre 21°C à 37º C. Entre as dicas está a de evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; permanecer em locais protegidos do sol e em áreas com vegetação; consumo de água à vontade e não atear fogo em lixo ou outros materiais.

Vaporizadores

Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. A especialista lembra que a água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.

A bacia de água ou a toalha úmida no quarto são opções mais seguras. Outra opção mais sofisticada são os umidificadores de ar em que é possível regular a umidade. Neste caso, o ideal é programar a umidade para ficar entre 55% e 60%.

Cuidados com os olhos

Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. O olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação.

Para aliviar a secura dos olhos, a médica recomenda que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial. “As lágrimas artificiais não necessitam de prescrição. O que acontece nesses períodos é que muitas pessoas lançam mão do colírio que têm em casa. Aumenta automedicação com colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos que, usados indiscriminadamente, até ressecam mais o olho”, fala Dra Gecilda. Outras dicas do médico são evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato.  

Veja Também