Palmas - TO terça, 21 de agosto de 2018

PF combate lavagem de dinheiro praticada por foragido

Operação Mentionica

15/05/2018 09h22 - Atualizado em 15/05/2018 09h23
Foto: Ilustrativa

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (15/5) a Operação Mentionica, que se trata de um desdobramento de prisão em flagrante por evasão de divisas, ocorrida no último dia 16/4, de indivíduo abordado pela Polícia Rodoviária Federal, na rodovia BR- 101, quando transportava USD$ 20 mil, diversas outras moedas estrangeiras e uma caixa com medicamentos entorpecentes, muitos usados no golpe conhecido como "boa noite cinderela". Ele voltava de viagem ao exterior, sem que tivesse comunicado à repartição federal competente que portava tais valores.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, na cidade de Blumenau/SC, expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis/SC, especializada em crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.

No decorrer das apurações, foi averiguado que o investigado utilizava nome falso e que havia sido condenado pela Vara Criminal de Matinhos/PR há cerca de 20 anos. Desde então, usava diversas identidades falsas para não se apresentar à Justiça brasileira. Há indícios de que teria se evadido do Brasil e confeccionado passaporte falso, tendo sido deportado da França após ter cumprido pena privativa de liberdade pela prática de roubo, quando reduzia a capacidade de resistência de suas vítimas, dopando-as, no golpe conhecido como "boa noite cinderela".

Veja Também