Palmas - TO sábado, 16 de dezembro de 2017

Comerciantes reclamam de ciclovia e falta de iluminação natalina na avenida Tocantins

Shopping a Céu Aberto

06/12/2017 17h59 - Atualizado em 06/12/2017 18h00
Foto: divulgação internet

Uma reunião havia sido marcada para esta terça-feira, 05, na câmara, mas o subprefeito avisou poucas horas antes que não poderia comparecer. Adir pediu que uma nova reunião fosse marcada para o dia 19.

O Subprefeito da região sul, Adir Gentil não compareceu a uma reunião marcada na Câmara de Palmas nesta terça-feira, 05, às 15 horas. O encontro foi uma solicitação do vereador Lúcio Campelo (PR) para que o subprefeito prestasse esclarecimentos aos comerciantes e vereadores sobre o andamento das obras do Shopping a Céu Aberto, em Taquaralto. Poucas horas antes da hora marcada, Adir informou que não poderia comparecer e marcou uma nova reunião para o dia 19.

Lúcio Campelo, autor da convocação, disse que espera que o subprefeito realmente compareça na Câmara no dia 19 e que preste os devidos esclarecimentos aos comerciantes. "O que tem ocorrido na avenida Tocantins é extremamente constrangedor, o empresariado tem pagado um preço alto, espero que o subprefeito Adir Gentil dê respostas plausíveis e que convença os comerciantes", frisou.

De acordo com o vereador, em todas as pesquisas feitas na avenida Tocantins a comunidade local e os empresários são contrários a forma como tem sido conduzida a instalação das obras do Shopping a Céu Aberto.

"Nosso objetivo é obter respostas. Milhões já foram gastos nas obras da avenida Tocantins, queremos saber com o quê? Por que as obras estão paradas? E por que só agora querem iniciar a obra de drenagem? Estamos no período chuvoso, essa obra vai causa prejuízo para as pessoas", ressaltou Lúcio.

O comerciante Enoch Alves de Carvalho Neto disse que o subprefeito nunca deu a devida atenção que os comerciantes da avenida Tocantins merecem. "Hoje mais uma vez ele fugiu do debate, era para ele está aqui, a reunião foi marcada com antecedência. Ele deveria ter pelo menos a consideração de ter nos avisando antes que não viria e evitar que déssemos viagem perdida. Mais uma vez o subprefeito nos deixou sem respostas", afirmou.

Segundo Enoch, os comerciantes querem trabalhar, mas as obras do Shopping a Céu Aberto estão atrapalhando as vendas. "Essa obra não tem projeto, ela não contempla ninguém, não contempla se quer os ciclistas, eles não gostam de andar na ciclovia. É uma obra que não trouxe benefício para ninguém", afirmou.
O presidente da associação dos comerciantes industrial de Taquaralto, Igor Prado, disse que a reunião com Adir Gentil visava cobrar os compromissos que ele e a gestão fizeram com os comerciantes em reuniões anteriores. Segundo Igor, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha prometeu que a avenida Tocantins teria o melhor natal de Palmas e reclamou que até o momento o município ainda não colocou se quer a iluminação natalina no local. "Já colocaram em todas as partes da cidade, já até fizeram a inauguração do natal no Parque Cesamar e até agora a avenida Tocantins continua sem nada".

"O que sempre teve nos anos anteriores, não está tendo agora. Além das obras não ter melhorado em nada a nossa vida, nós estamos perdendo os benefícios que tínhamos antes. Para piorar nossa situação, agora eles querem fazer as obras de drenagem, logo agora, no mês de dezembro, mês em que aumenta o fluxo de pessoas no comercio aumenta, essa obra vai nos atrapalhar ainda mais", ressaltou Igor.

Prado disse ainda que a ciclovia construída junto dos canteiros tem causado muitos transtornos aos comerciantes. Segundo ele a obra tirou mais de um metro e meio da vida de rolamento dos carros e que no horário de pico, o trânsito para. "As pessoas estão fugindo da avenida Tocantins porque ninguém consegue andar lá. Nos apresentaram um projeto e todos nós concordamos com ele, gostamos da ideia, porém na pratica estão fazendo tudo ao contrário. A ideia é boa, mas a maneira como está sendo executada a obra, está totalmente fora da realidade da nossa região".


 

Veja Também