Palmas - TO sábado, 16 de dezembro de 2017

Detran Tocantins orienta condutores para o feriado prolongado

No Estado

11/10/2017 14h44 - Atualizado em 11/10/2017 14h51
Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas

Feriado prolongado é sinônimo de viagens. O que ocasiona um aumento no fluxo do tráfego de veículos nas rodovias. Antes de pegar a estrada, é importante ficar atento às dicas de segurança do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com o Detran, a primeira orientação para uma viagem segura é a revisão preventiva nos automóveis, que é indispensável, assim como a verificação dos equipamentos de segurança e a prática da direção defensiva. Além disso, é fundamental possuir os documentos de porte obrigatório do condutor e do veículo em dias.

Os condutores devem estar atentos às proibições de ingestão de bebida alcoólica para dirigir e o uso do celular ao volante. O cinto de segurança é indispensável para o condutor e todos os ocupantes do veículo. Tenha sempre os dispositivos de segurança para as crianças, como as cadeirinhas e assentos de elevação. Lembre-se também que criança menor de 10 anos de idade deve viajar no banco traseiro.

Conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência” é infração de natureza gravíssima com penalidade de multa no valor de 293,47 multiplicado por 10, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Para o condutor que for pego dirigindo embriagado, será autuado em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme prevê os artigos 306 e 310 do CTB. A penalidade é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir o veículo.

Já motorista que usar o celular ao volante será penalizado com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 293,47 conforme prevê artigo 252 do CTB.

Condutores e passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança, conforme previsto no artigo 65 do CTB. Caso contrário, o motorista será penalizado com multa de R$ 125,23, medida administrativa de retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator, além de configurar infração de natureza grave.

Em vários pontos do Tocantins há focos de queimadas, o que ocasiona muita fumaça impossibilitando uma boa visibilidade aos condutores que trafegam nas rodovias estaduais. Desta forma, o Detran orienta para que liguem os faróis baixos durante dia, para prevenir acidentes, e também para o cumprimento da Lei federal n° 13.290/16 (Lei do Farol Aceso).

Para o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, capitão Geraldo Magela, o respeito às leis de trânsito é essencial para a preservação de vidas e também de acidentes de trânsito. “Pegar a estrada é uma grande responsabilidade. O condutor deve manter-se calmo, consciente dos seus atos, ter atenção redobrada para viagens noturnas e em feriados prolongados e acima de tudo ter responsabilidade na condução do seu veículo, sempre entendendo que não está sozinho na via. O respeito no trânsito é um dever do condutor”, alertou o gerente do Detran do Tocantins.

Por: Wilma Araújo/Governo do Tocantins

Veja Também